segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Meio do Caminho

Já comentei por aqui sobre o livro que ganhei num dos concursos da Viciados em Livros.

A única 'história verídica' que eu já havia me interessado em ler foi O Diário de Anne Frank. Mas, se eu leio até panfleto que me entregam na rua, porque eu não leria um livro que ganhei???

A primeira impressão que tive ao ler o resumo de O Meio do Caminho foi que estaria lendo uma história no estilo 'auto-ajuda' ... que mostraria uma tremenda guerreira que encarou o câncer de frente sem medo de nada.

Tive uma agradável surpresa ao descobrir que estava enganada.

Kelly Corrigam nesse livro expõe tudo o que sentiu desde a descoberta do câncer até o final do tratamento, mostrando que soube sim ser forte e encarar de frente as dificuldades mas sem tentar iludir a ela mesma ou ao leitor de que sua vaidade e a sua força não foram abaladas com a notícia da doença.

Faço um destaque especial para a maneira com que a autora intercala seus relatos, entre cada capítulo falando sobre seu cotidiano atual, ela descreve uma de suas memórias passadas. Essas memórias vão evoluindo cronologicamente passando tanto por momentos de sua infância quanto pelo dia em que foi pedida em casamento.

Esses relatos intercalados além de aliviar o drama vivido criam uma associação de duas formas de amadurecimento da autora. O amadurecimento que vem com a idade e o que surge quando temos de enfrentar e vencer grandes desafios em nossa vida.

É um livro agradável e de leitura fácil. Não tem a função 'auto-ajuda' mas é impossível lê-lo sem carregar ao menos a mensagem de que devemos encarar nossos problemas de frente e, acima de tudo, aceitar bem a ajuda daqueles que nos cercam.

RECOMENDO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário