sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Corredor da Morte Parte 1 - As Duas Meninas Mortas


Primeiro livro da série Corredor da Morte - em inglês The Green Mile - que inspirou a adaptação para o cinema A Espera de Um Milagre.

A novelização - em termos simples: versão escrita do filme - está disponível para venda e é muito fácil de encontrar, já o texto original - os 6 volumes de O Corredor da Morte - é um pouco mais complicado. Consegui adquirir os 6 volumes - depois de muita busca - através do Estante Virtual por um preço muito mais do que justo. Sou um tanto chata quando se trata de adaptações ... se um livro é adaptado para o cinema eu sempre dou preferência a história original, pois se for pra ler uma novelização eu prefiro assistir o filme.

Nesse livro conhecemos Paul Edgecombe o chefe encarregado do Bloco E - local onde os condenados a morte passam seus últimos dias - seus companheiros de trabalho, um prisioneiro que já ocupava uma das celas a espera de sua execução e John Coffey, um homem negro, grande e com um ar de inocência que não combinava com todo o seu tamanho.

O livro se foca somente na descrição do cenário em que a história ocorre e no caso das Duas Meninas Mortas. Stephen King mantém as características que tanto admiro em seus livros usando dos acontecimentos para construir a personalidade de suas personagens.

A idéia de ser uma história seriada* permitiu uma dosagem extra de mistério. O acusado do crime não parece capaz de cometê-lo, mas também não demonstra ser capaz de saber que estaria cometendo um crime caso fosse autor do mesmo.

O livro é estilo 'pocket' com apenas 105 páginas o que torna a leitura fácil. Há toques de mistério quando o autor não nos revela detalhadamente os fatos o que prende a atenção do leitor o suficiente para querer ler o 'próximo capítulo' - ainda bem que não preciso esperar a publicação da Parte 2.

*A série de seis livros começou a com proposta de criar uma história dividida em 'capítulos' a serem pulicados individualmente com intervalos pré-estipulados.

Um comentário:

  1. Ele livro é genial.
    Faz algum tempo que já li, mas me recordo muito bem dele!

    ResponderExcluir