domingo, 13 de maio de 2012

Contos dos irmãos Grimm



Desde que descobri que as historinhas da Disney são inspiradas em contos antigos que não tinham nada de infantis, eu tenho essa cisma de conhecer os contos originais.

E quando me deparei com esse livro, não resisti!

Ele reúne contos originais dos irmãos Grimm, dentre eles, "A gata borralheira", "Branca de Neve", "Chapeuzinho Vermelho", "Rapunzel" ...

Eu achei o livro ... um tanto ... estranho!

Lógico que eu não sou o mesmo público que existia na época em que os contos foram escritos, mas, mesmo sabendo que contos não precisam ter necessariamente início, meio e fim, nem 'moral da história' e etc. Todos os contos que havia lido até o momento em que peguei esse livro tinham, ao menos, uma história coerente dentro daquelas poucas páginas. Mas esse livro?

Bom ... foi muito bom conhecer os contos originais e descobrir que as histórias não tinham nada de infantis e os finais dos vilões não eram nada bonitinhos. Também foi bom descobrir o estilo literário que um dia foi comum, as histórias um tanto soltas e meio 'sem pé nem cabeça' ...

Valeu a leitura ... valeu conhecer um pouco as histórias ... gostei de ter lido o livro, mas não recomendaria a qualquer pessoa.

"Ai de mim!" se recomendo e alguém não gosta!

8 comentários:

  1. Eu cresci ouvindo e lendo as estórias originais dos contos de fadas (sou de família alemã) e por isso eu mais me espantava com a versão "açucarada" Disney do que as estórias originais. Acho-as muito mais interessantes, nem sempre felizes mas mais interessantes. Engraçado que nunca achei nenhum estória sem nexo...Tinha até um seriado na TV Cultura bem legal. :)

    bjos!

    Thaís
    @sweet_lemmon
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Thaís,

    Que legal! Já eu, na minha infância, só ficava sabendo que a versão da Disney era uma 'versão boonitinha', só agora tive a oportunidade de conhecer os originais. Minha mãe sabia que os contos não eram exatamente infantis mas eram poucos os que ela conhecia a história original pra me contar.

    Não é que achei sem nexo ... achei 'solta mesmo' ... não sei explicar ... quando leio eu espero 2 coisas, 'diversão' ou 'algo que me faça pensar além do que está escrito' (talvez por isso eu goste tanto de Ficção Científica).
    Acredito sinceramente que tenha muita relação com o 'tempo' em que li o livro, talvez se tivesse lido em outra época, a minha impressão fosse diferente.
    E pretendo voltar a lê-lo! O que mais gosto em certas estórias é que cada vez que as lemos, descobrimos algo novo!

    Obrigada pelo coment!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Patty,
    Eu tenho um livro que se chama "Contos de fadas celtas",tem uma historia que se parece com a branca de neve,que se chama "Arvore de ouro e Arvore de prata",na historia quem quer matar ela não é a madastra e sim a mãe dela,e o pai dela está vivo,e no lugar do espelho magico é um truta que fica num poço,e o nome da princesa(que seria branca de neve)se chama Arvore de ouro.estranho,não?E no lugar da maça é uma estaca que espeta o dedo dela,ela se casa mas um príncipe pra fugir da mãe dela.O pricipe acha que ela tá morta e deixa ela num quarto,então ele se casa de novo.mas a outra esposa tira a estaca do dedo da arvore de ouro(nesse caso branca de neve)e o principe fica com duas esposas e eles vivem felizes para sempre.a parte dos sete anões nem existe.Que historia doida.

    ResponderExcluir
  4. Patty,(sou eu)email patty_rocs@hotmail.com
    Tem tb uma historia parecida com a da Cinderela,que se chama "Justa,morena e Tremula".
    e o nome dela não é Cinderela é Tremula.Ela não vai pro baile mas pra uma ingreja,e a mulher que ajuda ela não é uma fada madrinha mas sim uma bruxa,e não tem carruagem de abrobora,mas é um cavalo diferente em cada dia,as vezes é negro,cor de mel,branco como leite,etc.e ela sempre vai pra ingreja com meliato e um passaro chupa-mel.é do livro Contos de fadas celtas.

    ResponderExcluir
  5. tambem conheço o contos originais mais não de livros mais sim minha mãe que conhecia me contava, lembro que quando assisti branca de neve minha mãe falou que a madrasta não caia de um penhasco e sim que ela forçada a calçar um sapato de ferro quente em brasa e dançar ate morrer. Este livro narrar estas estorias as versões originais? Ela me soam mais interessantes, se for quero adiquirilar

    ResponderExcluir
  6. tambem conheço o contos originais mais não de livros mais sim minha mãe que conhecia me contava, lembro que quando assisti branca de neve minha mãe falou que a madrasta não caia de um penhasco e sim que ela forçada a calçar um sapato de ferro quente em brasa e dançar ate morrer. Este livro narrar estas estorias as versões originais? Ela me soam mais interessantes, se for quero adiquirilar

    ResponderExcluir
  7. Oi, Val

    Minha mãe também me contava as histórias originais, só que ela conhecia beeeem poucas hehe foi daí que surgiu meu interesse de conhecer os originais.
    Esse livro tem as histórias originais sim, pode adquirir ;)

    Obrigada pelo coment!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que comentario chato o seu Íris da pra prostar melhores esse e muito besta

      Excluir