domingo, 13 de maio de 2012

Eu, robô



Comprei esse livro antes mesmo da Trilogia Fundação, mas acabei lendo depois porque a vontade de conhecer logo a tão falada trilogia era muito maior.

Para aqueles que reconheceram somente o título ... Sim! Esse é o livro que inspirou o filme com Will Smith e não! Não é a mesma história, embora algumas personagens tenham sido utilizadas no filme como, por exemplo, a Dra. Calvin.

"Eu, robô" é um compilado de contos escritos por Asimov sobre ... bem ... Robôs!

A história principal é uma entrevista feita com a Dra. Calvin em que ela conta sua experiência como psicóloga de robôs relatando casos - contos - que ela soube ou vivenciou.

O grande foco do livro é o mesmo do filme, "As três leis da robótica". Asimov descartou as idéias mais comuns de robôs se revoltando contra seus criadores, sem nenhuma explicação aparente e tornou essas manifestações mais lógicas e coerentes - é eu gosto dessa palavra hehe - o que faz bastante sentido visto que robôs são puramente lógicos!

"Eu, robô" é isso ... uma série de pequenos relatos da Dra. Calvin contando como a lógica das três leis afeta o comportamento dos robôs levando-os a atitudes bem surpreendentes como, por exemplo, a de um robô que questiona sua própria existência e acaba ... por assim dizer ... fundando uma religião.

RECOMENDO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário