segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Homem Invisível



Mais uma obra de H. G. Wells pra minha estante de livros lidos.

Agora pra fechar a listinha de prioridades do autor, só falta "A Ilha do Doutor Monreau".
Quem nunca sonhou em ficar invisível? Aprontar algumas sem que ninguém veja? Seria possível? Lembro de ter lido em algum lugar que a invisibilidade seria possível, mas que o processo para se tornar invisível exigiria tantas mudanças celulares que a pessoa perderia a forma humana - que medo!.

Nesse livro um jovem cientista descobre a um procedimento capaz de tornar objetos (e seres vivos) invisíveis. E, como era de se esperar, ele realiza a experiência nele próprio, mas acaba concluindo que ser invisível pode não ser tão vantajoso.

A dinâmica do livro é excelente! A história já começa com o Homem Invisível a beira da insanidade. Somente alguns capítulos mais tarde a história é contade e ficamos sabendo como o cientista teve a idéia, formulou a teoria e botou ela em prática! Aos poucos percebemos como um cientista brilhante acabou se transformando num maníaco homicida.

Para quem cresceu com a invisibilidade sendo abordada como algo legal, um poder digno de super-heróis, ler uma abordagem dos aspectos negativos é bem interessante ... afinal, nós ficaríamos invisíveis, mas não intangíveis e até mesmo uma simples chuva poderia nos revelar! Mas, como sempre, meu aspecto favorito é a abordagem da mente humana e perceber que, aos olhos de H. G. Wella, nem mesmo uma mente brilhante  seria capaz de lidar com um 'poder' (ou devo dizer maldição?) como esse.


2 comentários:

  1. Eu realmente me impressionei com o seu site. Nao sei a quanto tempo você já publica, mas continue poi virei fã. Meu deu a ate uma vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada!
      Gosto muito desse espacinho e é sempre bom saber que agrada outros também!
      Quanto a vontade de ler ... não resista! Pegue um livro hehe
      Bjs

      Excluir