domingo, 28 de julho de 2013

FLIP 2013 - Mesa 17: Tragédias no microscópio


E como tudo que é bom dura pouco ... chegou o último dia de FLIP. A parte da manhã foi reservada para me despedir das novas amigas que ainda permaneciam em Paraty! E a tarde seria bastante puxada ... 2 mesas praticamente seguidas!

"Dois jovens e premiados escritores, o brasileiro Daniel Galera e o francês Jérôme Ferrari conversam nesta mesa sobre seus livros mais recentes, Barba ensopada de sangue e O sermão sobre a queda de Roma. Com registros e cenários distintos, ambos os livros se aproximam, no entanto, numa inesperada atualização de temas ligados à tragédia clássica, como o conflito entre ação humana e predestinação. Combinando memórias de família com enredos passados em pequenas destinações turísticas, Galera e Ferrari se voltam sobre cenários idílicos apenas para revelar conflitos latentes sob sua aparente harmonia."


Os romances que trazem ao debate foram O sermão sobre a queda de Roma, de Jérome Ferrari que narra a história de dois amigos, que se mudam para a Córsega, onde gerenciam um bar; e Barba ensopada de sangue, de Daniela Galera, que conta a história de um homem que viaja em busca da verdade por trás da morte de seu avô.

Para Jérome a tragédia de sua história está no próprio personagem que, ao invés de viver o momento, de aceitar a pessoa que ele é, ele vive sempre em torno do que ele gostaria de ser e isso acaba por torná-lo uma pessoa infeliz e bastante sofredora. Já o personagem de galera vive o sempre o momento presente, porém ele possui uma doença neurológica que faz com que ele não se lembre dos rostos das pessoas o que faz com que ele passe por algumas situações "interessantes" durante sua busca pelo que aconteceu com seu avô.

Achei o Jérome um pouco tímido, quase não falou ... o Daniel, pelo contrário, estava bem mais a vontade.

Depois desse debate não teve jeito ... o 'bichinho leitor' atacou de vez e lá fui eu me enfiar no stand da Travessa pra comprar Barba ensopada de sangue e encarar a fila quilométrica para pegar o autógrafo do Galera.

Ser uma viciada em leitura não seria tão grave se eu também não fosse uma compradora compulsiva de livros! A pilha de livros que me espera aqui em casa não foi suficiente para me impedir de comprar o livro do Galera, mas conseguiu me conter em comprar o do Jérome ... infelizmente! No dia O sermão sobre a queda de Roma não parecia estar muito de acordo com meu humor atual para leituras ... mas hoje ... escrevendo esse post ... sinto que perdi a oportunidade de ter um exemplar autografado na minha pilha estante!

E, como já virou padrão nos posts sobre a FLIP, segue o vídeo oficial com um trechinho da mesa.


Infelizmente não farei um post sobre a Mesa 18: Literatura e revolução, pois ela iniciava cerca de 1h após o término da Mesa 17 e eu levei apenas 1,5h para conseguir o autógrafo do Galera. Então cheguei na Tenda do Telão atrasada e peguei o debate começado. Estava só com o café da manhã no estômago, às 15h e quem me conhece sabe que quando estou com fome a minha atenção fica igual a de um peixinho dourado, então não vou confiar na minha memória para escrever um post, mas deixo pra quem interessar o link com vídeo oficial da Mesa (fica só o link pois, por alguma razão, o canal da FLIP desativou a incorporação desse vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário